Em destaque

Novidades

 Graças às doações à nossa Biblioteca, no âmbito da Feira do Livro Usado, esta pode reunir vários exemplares que constituem agora novidades ...

28 de fevereiro de 2021

Percy Jackson e o Mar dos Monstros

Literatura Juvenil


 SINOPSE

«O ano de Percy Jackson foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro se atreveu a colocar os pés no campus da sua escola em Nova Iorque. Mas quando um inocente jogo do mata entre Percy e seus colegas se transforma numa disputa mortal contra um grupo de gigantes canibais, as coisas ficam... digamos, complicadas. E a inesperada chegada da sua amiga Annabeth traz mais más noticias: as fronteiras mágicas que protegem a Colónia dos Mestiços foram envenenadas por um inimigo misterioso e, a menos que encontrem uma cura, o único porto seguro dos semideuses tem os seus dias contados.  
Nesta emocionante e divertida continuação da série iniciada com Os Ladrões do Olimpo, Percy e seus amigos precisam se aventurar no mar dos Monstros para salvar a Colónia dos Mestiços. Antes, porém, o nosso herói descobrirá um chocante mistério sobre sua família — algo que o fará questionar se ser filho de Posídon é uma honra ou simplesmente uma piada de mau gosto.

Prémios, nomeações e recomendações: 
New York Times Bestseller - Melhor livro de 2005, School Library Journal
New York Times Notable Book - Melhor livro de 2005, Child Magazine - Vencedor do Askews Torchlight Award - Chicago Public Library Best of the Best Book List - VOYA Top Shelf Fiction List - ALA Notable Book de 2005 - YALSA Melhor Livro para Jovens Adultos, 2005» Fonte

27 de fevereiro de 2021

𝗦𝗲𝗻𝘀𝗶𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲 𝗕𝗼𝗺 𝗦𝗲𝗻𝘀𝗼


SINOPSE

«Marianne e Elinor Dashwood, com 17 e 19 anos respetivamente, são irmãs, mas não podiam ser mais diferentes. Marianne é toda ela coração, sensibilidade e romantismo; Elinor é a encarnação da razão, do bom senso e da reserva. Por entre reveses e amores, cada uma delas será posta à prova e terá de encontrar um equilíbrio - entre a sensibilidade e o bom senso - que lhes permita ser felizes.» Fonte

 

26 de fevereiro de 2021

𝑵𝒐 𝑰𝒏í𝒄𝒊𝒐, 𝑬𝒓𝒂𝒎 𝑫𝒆𝒛…

Literatura Juvenil


SINOPSE

«Dez pessoas visitam uma ilha a convite de um desconhecido. Durante o jantar na elegante mansão, todos eles são acusados de esconder um segredo. O anfitrião mantém-se invisível e misterioso, dele apenas se ouve a voz. A partir dessa noite, os convidados vão sendo assassinados, um a um. Quantos vão restar? Quem ficará para contar o que verdadeiramente se passou naquela ilha? Será possível desvendar um mistério que não deixa uma única testemunha?

De entre a extensa obra de Agatha Christie, No Início, eram Dez… foi eleito o livro favorito pelos fãs da autora e é o romance policial mais vendido de todos os tempos. Publicado na Grã-Bretanha, em 1939, e nos Estados Unidos, em 1940, seria também adaptado para teatro e cinema. Em 2016, foi adaptado a televisão numa série com um elenco de luxo, do qual se destacam nomes como Charles Dance, Sam Neill e Miranda Richardson.» Fonte

 

25 de fevereiro de 2021

𝓐𝓷𝓲𝓿𝓮𝓻𝓼á𝓻𝓲𝓸 𝓭𝓸 𝓷𝓪𝓼𝓬𝓲𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸 𝓭𝓮 𝓒𝓮𝓼á𝓻𝓲𝓸 𝓥𝓮𝓻𝓭𝓮 𝓮𝓶 𝟏𝟖𝟓𝟓


Leitura recomendada para o 8.º ano de escolaridade.
SINOPSE
«Em O Livro de Cesário Verde encontramos um dos universos poéticos mais estimulantes e complexos de toda a literatura portuguesa. A multiplicidade de influências que nele se cruzam não impede a sua afirmação como momento inaugural de um discurso poético de rutura, já verdadeiramente moderno.

O carácter inovador desta poesia de finais de Oitocentos congrega pistas estéticas várias, que foram posteriormente trilhadas pela poesia portuguesa dos finais do século XIX e da primeira metade do século XX, revelando todas as suas potencialidades expressivas. Contrastando com a receção obtida aquando da sua publicação dispersa em vários jornais e revistas, o reconhecimento da importância desta obra na poesia portuguesa é atualmente unânime.»

Aprende mais aqui: ensina.rtp.

Os Piratas - Teatro


SINOPSE
Leitura obrigatória no 6.º ano de escolaridade.

«E se, de repente, te visses a bordo de um navio de piratas? Não fazes ideia de como foste lá parar, só sabes que tens de salvar a tua mãe, mas o Capitão toma-te por um dos seus grumetes… No meio do desespero, acordas e pensas que tudo não passou de um terrível pesadelo. Mas logo te apercebes que ainda trazes na cabeça o lenço vermelho de pirata… Terá sido sonho ou realidade?» Fonte

 

24 de fevereiro de 2021

𝕱𝖊𝖛𝖊𝖗𝖊𝖎𝖗𝖔: 𝕸ê𝖘 𝖉𝖆 𝕾𝖊𝖌𝖚𝖗𝖆𝖓ç𝖆 𝖓𝖆 𝕴𝖓𝖙𝖊𝖗𝖓𝖊𝖙

 Árvores de Decisão

Nos três recursos abaixo apresentados, no formato "árvore de decisão",
 são abordadas questões sobre a segurança digital.
Estas "árvores de decisão" redirecionam os Jovens para diferentes
 fontes de informação, nomeadamente para a secção 
das linhas de apoio da rede Insafe.


Informa sobre o que se deve ter em conta
 antes de publicar um conteúdo online.





Ajuda os jovens no caso de serem intimidados nas redes sociais.





Incentiva os jovens a ponderar sobre os seus contactos online.
(uso do controle de privacidade para proteger as suas informações pessoais)


Fonte:https://www.seguranet.pt/pt/arvores-de-decisao

História do Sábio Fechado na sua Biblioteca

 


«Uma parábola sobre a impossibilidade de um conhecimento total, narrada com elegância, precisão milimétrica e meridiana clareza por Manuel António Pina – um dos nossos melhores poetas, além de mestre na arte de comunicar com os mais novos, sem facilidades nem infantilismos. [...]A excessiva sabedoria do Sábio é a sua maldição: mesmo quando se descobre cansado de viver, percebe que não se pode entregar à Morte, porque ela só o alcançará quando ele não a reconhecer (e ele reconhece tudo). A libertação implica uma saída do labirinto de livros em que se emparedou. E é apenas quando por fim enfrenta a realidade – descobrindo a verdadeira fome, a verdadeira compaixão, o verdadeiro sofrimento, o verdadeiro amor – que o Sábio se apercebe dos limites do seu vasto saber. É uma lição, claro. E das subtis: tão irónica quanto poética.»

José Mário Silva, Expresso  Fonte

23 de fevereiro de 2021

𝟖𝟎𝟎𝟎 𝐕𝐈𝐒𝐈𝐓𝐀𝐒


 

O Tesouro


SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinados a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

«O Tesouro foi publicado pela primeira vez em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República de então, Dr. Mário Soares. Em 1999, nos 25 anos do 25 de Abril, O Tesouro deu origem ao premiado filme de João Botelho: Se a Memória Existe.

A nova edição foi enriquecida com magníficos desenhos de Pedro Proença: uma parceria que já nos habituou a outros tesouros como O Pequeno Livro da Desmatemática ou Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães.» Fonte



 

22 de fevereiro de 2021

𝒟𝒾𝒶 𝒹ℴ 𝒫ℯ𝓃𝓈𝒶𝓂ℯ𝓃𝓉ℴ


 

«A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.»

Fernando Pessoa in "Livro do Desassossego"

"Quem pouco pensa, engana-se muito." Leonardo Da Vinci

"Pensar é o trabalho mais difícil que existe, e esta é provavelmente a razão por que tão poucos se dedicam a ele." Henry Ford


F͇e͇v͇e͇r͇e͇i͇r͇o͇:͇ ͇M͇ê͇s͇ ͇d͇a͇ ͇S͇e͇g͇u͇r͇a͇n͇ç͇a͇ ͇n͇a͇ ͇I͇n͇t͇e͇r͇n͇e͇t͇

 The Web We Want

Brochura educativa destinada a jovens entre os 13 e os 16 anos, que apresenta um conjunto de atividades dirigidas a adolescentes.

manual Web We Want para educadores foi elaborado por professores europeus. Os planos de aula propõem ideias e atividades para incentivar os jovens a desenvolver competências criativas e o pensamento crítico.


𝕆 ℝ𝕒𝕡𝕒𝕫 𝕕𝕠 ℙ𝕚𝕛𝕒𝕞𝕒 à𝕤 ℝ𝕚𝕤𝕔𝕒𝕤


SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

«Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…» Fonte


 

𝑶 𝑴𝒖𝒓𝒐 𝒏𝒐 𝑴𝒆𝒊𝒐 𝒅𝒐 𝑳𝒊𝒗𝒓𝒐

9-11 anos


SINOPSE
«História muito simples e inteligente que provoca a discussão de temas importantes.
O muro no meio do livro é, supostamente, para proteger um lado do livro do outro lado. Supostamente.» Fonte


 

21 de fevereiro de 2021

𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐋í𝐧𝐠𝐮𝐚 𝐌𝐚𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚















DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA - 21 DE FEVEREIRO

 

“Comemora-se a 21 de Fevereiro o Dia Internacional da Língua Materna, decretado pela UNESCO a 17 de Novembro de 1999 e reconhecido formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

A data evoca os acontecimentos ocorridos em 1952 no Bangladesh e o DIA DO MOVIMENTO DA LÍNGUA que aí é comemorado desde essa data – um grupo de jovens estudantes, naquela que era, à época, uma província do Paquistão Oriental, manifestava-se a favor da língua “bangla” ou “bengali”, o que levou a polícia a investir violentamente sobre os manifestantes. Dezenas de jovens perderam aí a vida ao defenderem a sua língua materna.

Desde 2000, o dia é, assim, anualmente comemorado como forma de promoção do multilinguismo, de sensibilização para a proteção das quase seis mil diferentes línguas existentes no mundo e para a necessidade de preservação da diversidade linguística como expressão de identidades e de culturas.

 A perda de Línguas empobrece a humanidade – diz Irina Bokova, Directora- Geral da UNESCO, que acrescenta – “O multilinguismo é nosso aliado na procura de garantir educação de qualidade para todos, na promoção da inclusão e no combate à discriminação. A construção de um diálogo genuíno é baseado no respeito pelas Línguas”.O papel da língua materna  não só no desenvolvimento da criatividade, da capacidade de comunicação e na elaboração de conceitos é hoje  reconhecido pelo Conselho-Geral da UNESCO, que também enfatiza o facto de as línguas maternas constituírem o primeiro vector da identidade cultural.Refira-se, a título de curiosidade e de exemplo da diversidade existente entre falantes de português, que nos países e regiões em que a Língua  Língua Portuguesa é língua oficial, esta convive com mais de 260 outras línguas maternas.”

Fonte:http://ipor.mo/noticias/dia-internacional-da-lingua-materna/


Minúsculos - O Mundo Invisível dos Micróbios


SINOPSE
«Um livro didáctico sobre o universo dos micróbios.
Há seres vivos tão minúsculos, que seriam precisos milhões deles para preencher o espaço de um ponto.
Apesar de serem invisíveis, estão por todo o lado e estão ocupados a fazer todo o tipo de coisas: seja constipar-te ou produzir iogurte, contribuir para a erosão das montanhas ou tornar o ar respirável.»


 

20 de fevereiro de 2021

ℱℯ𝓋ℯ𝓇ℯ𝒾𝓇ℴ: ℳê𝓈 𝒹𝒶 𝒮ℯℊ𝓊𝓇𝒶𝓃ç𝒶 𝓃𝒶 ℐ𝓃𝓉ℯ𝓇𝓃ℯ𝓉


 

De Que Cor É um Beijinho?

3-5 anos 


SINOPSE

«Um livro ternamente ilustrado que percorre um mundo de emoções à procura da cor de um beijinho.

De que cor é um beijinho, afinal?

Ao longo das páginas, Mónica vai tentar descobrir e fazer divertidas associações nas quais todas as crianças se poderão rever.

Um álbum para ler e contemplar.» Fonte

 

19 de fevereiro de 2021

Felicidade é... Um abraço forte


 SINOPSE

«Livro de pequenas reflexões sobre a felicidade acompanhado pelas ilustrações dos Peanuts que celebrizaram Schulz e que fazem a ponte entre as diversas gerações.» Fonte

18 de fevereiro de 2021

𝐅𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨: 𝐌ê𝐬 𝐝𝐚 𝐒𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧ç𝐚 𝐧𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐞𝐭


 

𝓞 𝓟𝓲𝓼𝓬𝓪 𝓷𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓾𝓼 𝓽𝓻𝓪𝓫𝓪𝓵𝓱𝓸𝓼 𝓾𝓼𝓪 𝓼𝓮𝓶𝓹𝓻𝓮 𝓭𝓲𝓿𝓮𝓻𝓼𝓪𝓼 𝓯𝓸𝓷𝓽𝓮𝓼 𝓭𝓮 𝓲𝓷𝓯𝓸𝓻𝓶𝓪çã𝓸. 𝓔 𝓽𝓾❓


 

VENCEDORES(AS) DOS DESAFIOS DO MÊS DE JANEIRO DE 2021

 

BIBLIOTECA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRINHA



 

DESAFIO DA LEITURA do 1º ciclo:

 

Vencedora: Ana Maria da costa Andrade, nº2, 1ºB

  

Desafio da escrita do 1º ciclo:

 

VENCEDORA: Teresa Dias, nº21, 2ºA

𝓞 𝓿𝓮𝓵𝓱𝓸 𝓺𝓾𝓮 𝓵𝓲𝓪 𝓻𝓸𝓶𝓪𝓷𝓬𝓮𝓼 𝓭𝓮 𝓪𝓶𝓸𝓻


 SINOPSE

«Antonio José Bolívar Proaño vive em El Idilio, um lugar remoto na região amazónica dos índios shuar, com quem aprendeu a conhecer a selva e as suas leis, a respeitar os animais que a povoam, mas também a caçar e descobrir os trilhos mais indecifráveis.

Um certo dia resolve começar a ler, com paixão, os romances de amor que, duas vezes por ano, lhe leva o dentista Rubicundo Loachamín, para ocupar as solitárias noites equatoriais da sua velhice anunciada. Com eles, procura alhear-se da fanfarronice estúpida desses "gringos" e garimpeiros que julgam dominar a selva porque chegam armados até aos dentes, mas que não sabem enfrentar uma fera a quem mataram as crias.

Descrito numa linguagem cristalina e enxuta, as aventuras e emoções do velho Bolívar Proaño há muito conquistaram o coração de milhões de leitores em todo o mundo, transformando o romance de Luis Sepúlveda num "clássico" da literatura latino-americana.» Fonte

17 de fevereiro de 2021

𝑫𝒊𝒂 𝑴𝒖𝒏𝒅𝒊𝒂𝒍 𝒅𝒐 𝑮𝒂𝒕𝒐

𝘜𝘮𝘢 𝘱𝘳𝘰𝘱𝘰𝘴𝘵𝘢 𝘥𝘦 𝘭𝘦𝘪𝘵𝘶𝘳𝘢...

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

«A inventividade a que Mia Couto nos acostumou e o seu domínio da língua, numa história para crianças, ou também para adultos partilharem com as crianças. As ilustrações de Danuta Wojciechowska complementam este universo maravilhoso. Para perder o medo do escuro.»

Fonte

 

Contos


SINOPSE

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para a Formação de Adultos como sugestão de leitura.

«No prefácio dos "Azulejos do Conde de Arnoso", emite Eça a sua opinião sobre o conto: "No conto tudo precisa de ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos, apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os longes, numa cor unida".

O enredo é simples, linear. Não é analítico. Há neles concentração de ação, tempo e espaço. Eça realiza-se também como contista.

Lilaz Carriço, in Literatura Prática II, p. 245, Porto Editora, 1999» Fonte

 

16 de fevereiro de 2021

𝟓 𝐭𝐫𝐮𝐪𝐮𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐞𝐫 𝐨 𝐦𝐞𝐥𝐡𝐨𝐫 𝐂𝐚𝐫𝐧𝐚𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐨𝐬 𝐦𝐢ú𝐝𝐨𝐬 (𝐬𝐞𝐦 𝐬𝐚𝐢𝐫 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐬𝐚)


«1. Decorar a casa com enfeites carnavalescos. 
A decoração é um pormenor que fará o espírito de festa entrar pela casa adentro e, se for feito em conjunto com as crianças, melhor. Ao som de música típica desta altura do ano, as famílias podem criar pequenos elementos decorativos, aproveitando e reciclando materiais como papel, plástico e cartão, (...).

2. Criar os próprios disfarces. 
Se estar disfarçado já é uma animação, fazer esses disfarces é mais uma razão para isso. Tal como a decoração, também as máscaras escolhidas podem ser produzidas com materiais que toda a gente tem por casa, poupando e evitando desperdício. “Todas as crianças já pensaram em rabiscar um lençol para o tornar num fantasma”, (...).

3. Organizar um desfile. 
Ainda que os mais novos não possam exibir as suas fantasias em desfiles com os amigos como acontece habitualmente, podem sempre fazê-lo em casa com a família ou até com amigos através de plataformas online. Por isso, “uma boa atividade para fazer com as crianças é organizar um desfile particular com direito a pontuações, prémios e até fotografias”.

4. Cozinhar doces coloridos e jantares temáticos. 
Numa festa de Carnaval, não podem faltar doces e, estando a família reunida em casa, todos podem ajudar nessa tarefa. Para isso, basta escolher um tema para a festa, cozinhar umas bolachinhas e decorá-las tendo em conta a temática carnavalesca escolhida.

5. Selecionar filmes da época. 
Qualquer festa de época não pode acabar sem um filme tradicional e este Carnaval, ainda que diferente, não é exceção. Para isso, deve procurar um conjunto de filmes carnavalescos para miúdos e graúdos que encerrarão a celebração.»

Fonte: https://www.nit.pt/fora-de-casa/miudos/dicas-para-festejar-o-carnaval-em-casa-com-os-miudos-na-seguranca-lar

𝐶𝑎𝑟𝑛𝑎𝑣𝑎𝑙 𝑞𝑢𝑒 é 𝑏𝑜𝑚, 𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑎𝑛𝑜, 𝑡𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑟 𝑒𝑚 𝑐𝑎𝑠𝑎. 𝐷𝑖𝑣𝑒𝑟𝑡𝑒-𝑡𝑒.


 

Fevereiro: Mês da Segurança na Internet


 

𝘼𝙦𝙪𝙞𝙡𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙤𝙨 𝙤𝙡𝙝𝙤𝙨 𝙫𝙚𝙚𝙢 𝙤𝙪 𝙤 𝘼𝙙𝙖𝙢𝙖𝙨𝙩𝙤𝙧

SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

«A história é contada, em finais do primeiro quarte do séc. XVI, pelo físico e astrólogo Mestre João, que regressa, velho e doente, a Portugal, depois de muitos anos no Oriente, e que, à passagem do Cabo da Boa Esperança, recorda os acontecimentos de que fora, aí, testemunha muitos anos antes.
A acção narrada por Mestre João passa-se no mar, em 1501, no interior de uma nau da frota de Pedro Álvares Cabral, que o mesmo Mestre João acompanhara na sua viagem, primeiro, ao Brasil e, depois, pela rota de Vasco da Gama à Índia.
Regressando à Índia, a nau recolhera então na Angra de S. Brás, perto do Cabo da Boa Esperança, onde fazia aguada, um náufrago (Manuel) que contou uma história fantástica e terrível.»





 

𝙊 𝙋𝙞𝙨𝙘𝙖 𝙣ã𝙤 𝙖𝙧𝙧𝙞𝙨𝙘𝙖 𝙚 𝙩𝙪❓


 

Plágio


 

𝑳𝒊𝒗𝒓𝒐𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒄𝒆𝒍𝒆𝒃𝒓𝒂𝒓 𝒐 𝑨𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒕𝒆𝒓𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒂𝒔 𝑭𝒓𝒖𝒕𝒂𝒔 𝒆 𝑽𝒆𝒈𝒆𝒕𝒂𝒊𝒔 2021

Algumas sugestões do Plano Nacional 







 

15 de fevereiro de 2021

𝗔𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀á𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗼 𝗻𝗮𝘀𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗚𝗮𝗹𝗶𝗹𝗲𝘂

 Infantil (6 a 10 anos)


SINOPSE
«Sou considerado o pai da ciência moderna! Gosto muito de números e, por isso, desde cedo, dediquei-me à matemática e à física.

A minha curiosidade pelas estrelas também me inspirou a investigar o céu e a fazer descobertas incríveis que não foram muito bem aceites na altura: descobri que Copérnico tinha razão ao afirmar que a Terra girava em torno do Sol!

Junta-te a mim nesta jornada e conhece os caminhos que desbravei na busca pelo conhecimento!
Descobre tudo sobre os maiores génios da História!
Textos concisos, fáceis de ler e ilustrações muito apelativas e rigorosas.
Inclui linha cronológica com as datas e acontecimentos mais relevantes e um questionário no final dos livros.»

«Galileo di Vincenzo Bonaulti de Galilei, mais conhecido como Galileu Galilei (Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642), foi um astrónomo, físico e engenheiro florentino, às vezes descrito como polímata. Com frequência é referenciado como "pai da astronomia observacional", "pai da física moderna","pai do método científico" e "pai da ciência moderna".» Fonte

Galileu Galilei, por Justus Sustermans 1636





 

𝑹𝒆𝒔𝒖𝒎𝒊𝒓 𝒐 𝒕𝒆𝒖 𝒍𝒊𝒗𝒓𝒐 𝒇𝒂𝒗𝒐𝒓𝒊𝒕𝒐




 

Atenção: palavras-chave


 

𝑶 𝑻ê𝒑𝒍𝒖𝒒𝒖ê 𝒆 𝑶𝒖𝒕𝒓𝒂𝒔 𝑯𝒊𝒔𝒕ó𝒓𝒊𝒂𝒔


SINOPSE

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

«O Têpluquê e Outras Histórias é um livro onde os jogos linguísticos e as derivações da imaginação servem de motivo para escrever contos fantásticos de escaravelhos contadores de histórias, personagens com nomes estranhos e pensamentos com vontade própria. Um livro para rir e imaginar.»

Fonte

 

14 de fevereiro de 2021

𝗢 𝗔𝗠𝗢𝗥 𝗧𝗘𝗠 𝗠𝗨𝗜𝗧𝗔𝗦 𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗦


 

DIA DE S. VALENTIM - 14 DE FEVEREIRO

 


“(…)O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é comemorado um pouco por todo o mundo, geralmente a 14 de fevereiro. No Brasil, a data surge a 12 de junho, no dia que antecede o dia de homenagem ao padroeiro dos casamentos, Santo António.
Neste dia é demonstrado o carinho, amor e reconhecimento entre casais. As imagens que se associam a este festejo são de corações e de cúpidos, sendo a cor predominante o vermelho e as flores magistrais, as rosas. Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, remonta à história de que um bispo, de nome Valentim, que durante o século III, lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido a realização de casamentos durante as guerras, acreditando que os solteiros seriam melhores combatentes e que se concentrariam mais facilmente na guerra e na vida militar.
Contra a ordem do imperador, o bispo continuou com a celebração de matrimónios. Quando a prática foi descoberta, foi preso e condenado à morte. Enquanto preso, eram vários os jovens anónimos que, em demonstração de apoio e compaixão, lhe enviavam flores e bilhetes, afirmando continuarem a acreditar no amor, explicando assim a troca de postais e cartas que se proliferou até à atualidade. Durante o seu período encarcerado, conta a lenda que o bispo se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e que, milagrosamente, lhe devolveu a visão. Antes da sua execução, Valentim escreveu uma mensagem de despedida na qual assinou como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. O dia da sua execução tornou-se num tenebroso dia de jejum, em sua homenagem.
A associação com o amor e o romantismo chega-nos depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

 

Fonte:https://www.natgeo.pt/historia/2020/02/dia-de-sao-valentim-uma-lenda-repleta-de-tradicao

 

 

𝓣𝓸𝓭𝓪𝓼 𝓪𝓼 𝓒𝓪𝓻𝓽𝓪𝓼 𝓭𝓮 𝓐𝓶𝓸𝓻 𝓼ã𝓸 𝓡𝓲𝓭í𝓬𝓾𝓵𝓪𝓼

 Todas as cartas de amor são

Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas. Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.


A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)

Álvaro de Campos
(um dos heterónimos do escritor Fernando Pessoa)

O Espantalho Enamorado


SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

"O Espantalho Gustavo está apaixonado por uma menina-espantalho que se chama Amélia, e sonha um dia juntar-se a ela no cimo da colina. Como o amor triunfa sempre, quem sabe se conseguirá..." Fonte



Mensagens populares