Em destaque

Novidades

 Graças às doações à nossa Biblioteca, no âmbito da Feira do Livro Usado, esta pode reunir vários exemplares que constituem agora novidades ...

24 de maio de 2020

5 motivos para usar o Kahoot em sala de aula

O que é o Kahoot?
"Criado em 2013 na Noruega, o Kahoot é uma plataforma de ensino gratuita que funciona como um gameshow. Os professores criam questionários de múltipla escolha (sempre com 4 opções) e os alunos participam online, cada um com seu dispositivo (computador, tablet ou telemóvel)."


  1. É gratuito: os alunos não precisam criar uma conta. Basta fornecer um código (Game PIN) para estes entrarem no quiz criado pelo professor(a). Se eles não tiverem um smartphone, podem participar via tablet ou computador. No caso do telemóvel, é preciso fazer o "download" do aplicativo, ou no App Store (da Apple) ou no Play Store (do Google).
  2. É divertido.
  3. Ajuda na implementação da aula invertida (flipped classroom). Os alunos leiam sobre os conteúdos do Kahoot antes da aula, chegam preparados, servindo o Kahoot para fixar e consolidar os conhecimentos.
  4. Todos os professores podem usar. Há a possibilidade de inserir fotos, vídeos ou tabelas para ilustrar melhor as questões. Depois de cada pergunta, o professor pode analisar imediatamente quantos alunos acertaram nas questões. Com isso, ele recebe um feedback valioso quanto à compreensão da turma. Se todos entenderam, o quiz segue. Caso contrário, o professor pode decidir por explicar melhor a questão naquele momento, ou esclarecer, ao final da aula. O Kahoot gera uma tabela de Excel, no final da atividade, que dá a opção de analisar cada questão individualmente:
    Quantos alunos acertaram?
    Quais alunos acertaram?
  5. Fortalece as competências socioemocionais.O Kahoot possibilita que os alunos participem na atividade individualmente ou em grupos. Ao trabalhar em grupos, os alunos precisam lidar com opiniões distintas e trabalhar a comunicação para chegar a um objetivo comum – no caso, responder corretamente às questões.
Nota:como qualquer ferramenta didática, o Kahoot precisa ser utilizado apenas em momentos pertinentes. Ou seja, ele não é a solução mágica para todos os problemas educacionais que se apresentam aos professores de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares