Em destaque

Novidades

 Graças às doações à nossa Biblioteca, no âmbito da Feira do Livro Usado, esta pode reunir vários exemplares que constituem agora novidades ...

26 de abril de 2021

𝑂𝑠 𝑙𝑢𝑔𝑎𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝐴𝑏𝑟𝑖𝑙

Fonte: "site" da Câmara Municipal de Lisboa

«No dia 25 de Abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas (MFA) levou a efeito um golpe de Estado através de uma ação militar, derrubando a ditadura do Estado Novo e iniciando um processo que levou à implantação de um regime democrático em Portugal.

Contrariamente às anteriores tentativas de derrubar a ditadura, a operação militar do 25 de Abril abrangeu todo o território nacional e estendeu acções sequentes tanto às regiões dos Açores e Madeira como aos territórios coloniais, mas foi em Lisboa que se concentrou o essencial da manobra militar.

Diversos locais da cidade ficaram ligados à ação do Movimento das Forças Armadas e à conquista da Liberdade, tanto os que estavam previstos no plano de operações e constituíam objetivos das forças revolucionárias, como aqueles em que ocorreram confrontos com forças do regime ou mesmo os que se tornaram locais emblemáticos da Revolução.

Para Lisboa confluíram forças militares de vários pontos do País que, juntamente com as forças sediadas na Capital, aqui desenvolveram as ações que consumaram a libertação dos Portugueses e de Portugal. Enquanto outras forças manobravam em vários locais do País, em Lisboa participaram forças oriundas da própria cidade, como o Batalhão de Caçadores nº 5 (BC5), a Escola Prática de Administração Militar (EPAM), a Escola Prática de Transmissões (EPTms), o Regimento de Engenharia nº 1 (RE1), de Grupos de Comandos criados especificamente para o efeito, e também forças vindas de Almada, Aveiro, Estremoz, Figueira da Foz, Mafra, Santa Margarida, Santarém, Serra da Carregueira, Tancos, Vendas Novas e Viseu.

Estas acções libertadoras executadas pelas forças do MFA dignificaram os Capitães de Abril e todos os militares participantes, assim como o povo que os apoiou incondicionalmente, acabando vários locais da cidade por ficar ligados ao 25 de Abril, à Liberdade e ao nascimento da democracia portuguesa.

São esses locais que agora se assinalam, recordando que nenhum povo pode consentir na usurpação dos seus direitos.» Fonte

Podes observar um interessante mapa sobre estes lugares aqui:

https://a25abril.pt/base-de-dados-historicos/locais-de-abril/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares