Em destaque

Novidades

 Graças às doações à nossa Biblioteca, no âmbito da Feira do Livro Usado, esta pode reunir vários exemplares que constituem agora novidades ...

7 de julho de 2020

"Poesia" de Jaime Gralheiro


"Jaime Gaspar Gralheiro, advogado, dramaturgo, escritor, encenador e político, nasceu a 7 de julho de 1930 em Macieira (S. Pedro do Sul, Viseu).

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Na Cidade dos estudantes, fez parte da Tuna, do Orfeon e ajudou a fundar o CITAC.

Em S. Pedro do Sul, exerceu advocacia durante 53 anos e foi Delegado da Ordem dos Advogados.

Como dramaturgo escreveu algumas peças teatrais, destacando-se: “Na Barca com Mestre Gil”; “Arraia Miúda”; “Homem da Bicicleta” e “Onde Vaz, Luiz?”. Como ficcionista e memoralista escreveu “ A caminho do nunca? Ou Minha Loucura outros que me a tomem…” (2009).

Fundou em 1961 com outros cinéfilos de S. Pedro do Sul a Sociedade Particular dos Amigos do Cinema. Dez anos depois, em conjunto cm José de Oliveira Barata e Manuela Cruzeiro, fundou o “cénico Grupo de Teatro Popular” de S. Pedro do Sul.

Foi Presidente suplente da Direção e Vice-Presidente da Mesa da A. G. da Sociedade Portuguesa de Autores, juntamente com José Saramago e David Mourão Ferreira (199-1997).

Ao lado da sua atividade profissional e artística, desenvolveu uma aguerrida atividade política."

Fonte

"Em 1998, foi condecorado com a Medalha de Mérito Cultural pelo ministro da Cultura e no mesmo ano foi-lhe atribuído o Prémio de Carreira pela Sociedade Portuguesa de Autores. A sua obra teatral foi objecto de mestrados nas Universidades de Lisboa e Aveiro e uma tese de doutoramento na Universidade de S. Paulo."

Faleceu em 2014.

No aniversário do seu nascimento surge uma nova obra:


"A poesia de Jaime Gralheiro, ora publicada anos após a sua morte, reflete o homem de grandes convicções que era, em prol da defesa da sua terra, das suas gentes e do seu país."

Poderá encontrar esta obra e outras do autor em:




Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares