Em destaque

Novidades

 Graças às doações à nossa Biblioteca, no âmbito da Feira do Livro Usado, esta pode reunir vários exemplares que constituem agora novidades ...

3 de janeiro de 2022

Regulamentação da participação portuguesa na Primeira Grande Guerra e respetivo enquadramento histórico

 «A 3 de janeiro de 1917, Portugal assina uma convenção com a Grã-Bretanha estabelecendo as condições de colaboração militar portuguesa na I Grande Guerra (1914-1918).



Portugal envia para o teatro de operações europeu o CEP (Corpo Expedicionário Português) ficando este subordinado ao BEF (British Expeditionary Force).

Desde 1914 que Portugal havia enviado para África expedições para proteger a sobrevivência da sua soberania sobre os territórios coloniais, tendo aí defrontado forças alemãs ou por estass apoiadas sem ter havido declaração de guerra entre os dois países.

O envio de forças para atuar na Frente Ocidental da Europa constituiu uma opção de natureza política.

Entre os cerca de 105.542 portugueses envolvidos na I Grande Guerra, cerca de 55.165 atuaram no Teatro de Operações da Europa.

O Corpo Expedicionário Português ficou completamente na dependência logística, financeira e industrial da Grã-Bretanha, necessitando do apoio naval britânico para fazer chegar os militares e o respetivo material ao porto de Brest, na costa francesa.»

Extraído de:https://www.leme.pt/magazine/efemerides/0103/participacao-portuguesa-na-primeira-grande-guerra.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares