«Não precisamos de considerar especificamente a escrita alfabética para perceber o que é a literacia. Cerca de metade da população mundial vive em países que não utilizam o alfabeto para as suas línguas.
Fonte |
A palavra literacia é traduzida do inglês literacy. Chega ao inglês a partir do francês medieval mas na realidade é de origem latina.
Então o que é literacia?
Cada vez mais utilizada, a palavra designa a capacidade de ler e escrever, geralmente de ler e escrever bem.
Porque não basta saber ler e escrever. Ler e escrever são, respetivamente, instrumentos de aquisição e transmissão de conhecimento.
Ler não é só encontrar a expressão oral que corresponde à expressão escrita. É também compreender o que está escrito, avaliá-lo criticamente. E a partir daí pensar de maneira talvez diferente e inovadora, criativa.
Escrever não é só pôr no papel o que se ouve ou se sabe. Pode também ser transmitir por escrito o que se vai construindo como argumentação, ou como narrativa num estilo ilustrativo e belo que toca os seus leitores na sua mais profunda inteligência ou mais estética sensibilidade.
Não menos importantes são o pensar letrado e o sentir letrado que transformam a nossa vida mental e também as nossas capacidades cognitivas e a nossa vivência afetiva. Por isso, não devemos querer apenas que todos aprendam a ler e escrever. Devemos querer que todos utilizem essa capacidade para virem a ser sujeitos de literacia, isto é, letrados.» Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário