Em destaque

Novidades

 Graças às doações à nossa Biblioteca, no âmbito da Feira do Livro Usado, esta pode reunir vários exemplares que constituem agora novidades ...

5 de fevereiro de 2021

𝙀𝙐 𝙎𝙊𝙐 𝙇𝙊𝘽𝙊: 𝙊 𝙍𝙀𝙄 𝘿𝘼 𝙁𝙇𝙊𝙍𝙀𝙎𝙏𝘼 𝙋𝙊𝙍𝙏𝙐𝙂𝙐𝙀𝙎𝘼


 

«Eu sou o lobo – O Rei da Floresta Portuguesa narra a história do lobo-ibérico, o maior predador português, diferente de todos os outros. A alegada ferocidade do lobo e o roubo de animais de criação levaram à caça sistemática desta espécie o que contribuiu para a sua caça e hoje “ não somos mais de 300, e estamos concentrados em território cada vez mais pequenos.” Atualmente, é uma espécie protegida em Portugal desde 1989 e vive em alcateia de forte organização hierárquica. Astuto, como qualquer lobo, é também um caçador eficaz, sabendo esperar pela melhor oportunidade para a emboscada, “ de maneira a não gastar mais energia no ataque do que a necessária.”

Afinal, por quem os lobos uivam? – pela alcateia! É forma de comunicarem e se “ for para reunir o grupo, o uivo tem menor amplitude, mas se quiserem avisar outros animais para se manterem afastados, os uivos podem ouvir-se a vários quilómetros”. Avançando na leitura, muito mais, ficamos a saber sobre o lobo-ibérico, como agir se nos cruzarmos na floresta, como algumas culturas reconhecem qualidades divinas ao lobo ou quais as razões que levaram à construção de um “ Centro de Recuperação do Lobo-Ibérico, em Mafra. Seja porque alguém nos tenta domesticar, seja porque os nossos progenitores foram mortos e não tivemos oportunidade de aprender a caçar, seja simplesmente porque partimos os dentes e já não somos capazes de tomar conta do nosso destino.”

As belíssimas ilustrações dão visibilidade ao lobo, aos seus uivos, emoções, às múltiplas facetas da vida de um lobo. Vivas, em tons de laranja e lilás, as ilustrações transmitem o equilíbrio entre os sentidos e a razão da nossa sensibilidade, por vezes, contraditória em relação ao lobo. Se por um lado reconhecemos a sua astúcia e beleza, por outro legitimamos o seu aspeto feroz e sinistro. As linhas curvas ora discretas ora expressivas permite o leitor entrar na vida da alcateia.

Faixa etária: dos 6 aos 11 anos» Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares