Em destaque
Novidades
Graças às doações à nossa Biblioteca, no âmbito da Feira do Livro Usado, esta pode reunir vários exemplares que constituem agora novidades ...
31 de janeiro de 2021
História com Reis, Rainhas, Bobos, Bombeiros e Galinhas e A Guerra do Tabuleiro de Xadrez
O Geniozinho
30 de janeiro de 2021
A Bibliotrónica
«O PROJETO
São objetivos da Bibliotrónica Portuguesa oferecer o acesso livre, gratuito e on-line, à leitura em português; apoiar a divulgação de novos escritores, sem excluir os já consagrados, publicando inéditos literários e científicos em português devidamente editados; promover a reflexão sobre a prática de edição em português. Porque uma língua que deixa de servir a produção de ciência e de literatura tende a condenar-se; uma língua que deixa de se cuidar tende a deixar de servir. Excluímos para já o português do Brasil, apenas porque nos faltam meios para abarcar a imensa produção nesta variante do português. Talvez um dia consigamos lá chegar também.Os nossos leitores poderão ler textos publicados pela primeira vez na Bibliotrónica Portuguesa, na página de Originais. Aqui são divulgados textos literários ou estudos inéditos, sempre previamente editados por editores devidamente preparados e identificados. No caso dos estudos, além de editados, os livros são também obrigatoriamente revistos ou recomendados por especialistas. No Blogue, são publicadas narrativas breves, também sempre previamente editadas, além de textos de crítica editorial ou de divulgação.
Na página de Reedições, os nossos leitores poderão aceder a livros anteriormente publicados em papel, mas já dificilmente acessíveis, e em domínio público. As reedições da Bibliotrónica não pretendem a atualização ortográfica, pelo que o texto foi transcrito tal como se encontra no livro em papel, de acordo com normas sempre explicitadas pelos editores, que lhes juntam habitualmente outras informações úteis.
Na página de Livrónicos na Internet, uma lista organizada alfabeticamente dá acesso a mais de 3000 livros eletrónicos em português, que se encontram disponíveis na Internet. Neste caso, a Bibliotrónica Portuguesa limita-se a encontrá-los, a identificar nome de autor e título e a verificar se o livro foi constituído a partir de fotografias (F) ou de uma transcrição (T), e se o acesso à leitura é livre ou restrito (R), por haver exigência de registo ou pagamento.
A Bibliotrónica Portuguesa foi concebida e continua a ser dirigida por Ângela Correia, professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Nele participaram já inúmeros escritores, artistas plásticos, voluntários, estudantes, com interesses diversos, mas sempre relacionados com a leitura, a edição e a ilustração de textos em português. Caso queira juntar o seu nome à página de Créditos da Bibliotrónica Portuguesa, contacte-nos e explique-nos como gostaria de o fazer.»
https://bibliotronicaportuguesa.pt/
Email de contacto: bibliotronica.pt@gmail.com
O Salvador
PLANO NACIONAL DE LEITURA
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
“Desde cedo que Salvador Coutinho sabe que a sua vocação é ajudar os outros. Decidido a seguir o curso de assistente social quando terminar o décimo segundo ano, fundou o grupo «Horas Vivas», que dá assistência aos sem-abrigo e a crianças carenciadas. Um dia, Salvador conhece um sem-abrigo com uma história de vida surpreendente, e toda a sua dedicação e empenho se vão orientar para a recuperação daquele amigo inesperado…”
Fonte:https://www.bertrand.pt/livro/o-salvador-maria-teresa-maia-gonzalez/11238777
Dança Quando Chegares ao Fim - Bons conselhos de amigos
SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
"Tucanos e perdizes, papa-figos e pangolins magenta encontram-se contigo neste livro, espalhando a sua sabedoria em 29 "bons conselhos de amigos animais", para seguir desde que acordas até à hora de deitar!" Fonte
29 de janeiro de 2021
Mar Me Quer
SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
"Um dia o padre Nunes me falou de Luarmina, seus brumosos passados. O pai era um grego, um desses pescadores que arrumou rede em costas de Moçambique, do lado de lá da baía de S. Vicente. Já se antigamentara há muito. A mãe morreu pouco tempo depois. Dizem que de desgosto. Não devido da viuvez, mas por causa da beleza da filha. Ao que parece, Luarmina endoidava os homens graúdos que abutreavam em redor da casa. A senhora maldizia a perfeição de sua filha. Diz-se que, enlouquecida, certa noite intentou de golpear o rosto de Luarmina. Só para a esfeiar e, assim, afastar os candidatos.
Depois da morte da mãe, enviaram Luarmina para o lado de cá, para ela se amoldar na Missão, entregue a reza e crucifixo. Havia que arrumar a moça por fora, engomála por dentro. E foi assim que ela se dedicou a linhas, agulhas e dedais. Até se transferir para sua atual moradia, nos arredores de minha existência." Fonte
28 de janeiro de 2021
O Anibaleitor
SINOPSE
«A pouco e pouco, à medida que nos aproximávamos do nosso destino, os nomes iam ficando mais sinistros: numa manhã de neblina deslizámos Mar das Serpentes adentro. Dois dias depois estávamos no Lago da Morte, paredes meias com o Lago dos Sonhos. Quando entrámos no Pântano das Epidemias, já quase não falávamos, e a neblina cercava o barco. Andávamos todos meio doentes, como se tivéssemos bebido água inquinada. Mas eu iria jurar que não era da água: era dos nomes.»
Micaela Ghitescu
27 de janeiro de 2021
10 Livros sobre o Holocausto
Sugestões e texto extraídos de: https://claudiaganhao.pt/10-livros-sobre-o-holocausto/
«O Diário de Anne Frank
O dia-a-dia da adolescente Anne que viveu 2 anos escondida com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.
Se Isto é um Homem
Primo Levi, um jovem químico membro da
resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência
judaica, é deportado para Auschwitz e aí permanecerá até finais de Janeiro de
1945, quando o campo é finalmente libertado.
A Lista de Schindler
Livro escrito em 1982, após o autor se deparar com sobreviventes do Holocausto que foram ajudados por Oskar Schindler. Oskar Schindler um industrial alemão, abrigava centenas de judeus em sua fábrica, de onde os transferia em segurança para a Checoslováquia. Um lugar na lista de Schindler significava a única hipótese de sobrevivência para um prisioneiro judeu.
O Tatuador de Auschwitz
A história de Lale Sokolov, o tatuador de Auschwitz e da mulher que conquistou o seu coração Gita. Lale é incumbido da tarefa de tatuar os prisioneiros marcados para sobreviver – gravando uma sequência de números no braço de outras vítimas como ele.
O Homem em Busca de um Sentido
Viktor E. Frankl um jovem psicoterapeuta sobreviveu a Auschwitz. E até morrer, aos 92 anos, divulgou por todo o mundo o método desenvolvido no campo de concentração. O psicoterapeuta descobriu que os sobreviventes eram aqueles que criavam para si próprios um objetivo, que encontravam um sentido futuro para a existência – fosse ele, por exemplo, cuidar de um filho ou escrever um
livro. Em O Homem em Busca de um Sentido, escrito em 1946, o autor narra a sua dramática luta pela sobrevivência.
A Bibliotecária de Auschwitz
O livro conta a história inacreditável, mas verídica, de uma jovem de 14 anos que arriscou a vida para manter viva a magia dos livros, ao esconder dos nazis durante anos a sua pequena biblioteca, de apenas oito volumes, no campo de extermínio de Auschwitz. Com base no testemunho de Dita Dorachova, a jovem bibliotecária checa do Bloco 31.
Os Meninos que Enganavam os Nazis
A luta pela sobrevivência contada por um menino judeu na França ocupada
pelos nazis. Em 1941, Paris é uma cidade ocupada pelos exércitos nazis, o poder de Hitler controla a França; as perseguições e o medo pairam por todo o país. Joffo, um respeitado barbeiro judeu, decide dispersar a sua família de forma a evitar o destino cruel que os espera a todos.
Os Bebés de Auschwitz
Entre as vítimas do Holocausto enviadas para Auschwitz em 1944, três mulheres levavam consigo um segredo quando passaram pelos portões do infame campo de concentração.
Priska, Rachel e Anka estavam grávidas de poucas semanas, enfrentando um destino incerto longe dos seus maridos. Sozinhas, assustadas, e após terem perdido tantos familiares às mãos dos nazis, sentiam-se determinadas em lutar pelo que lhes restava: as vidas dos seus bebés.
O Menino do Pijama às Riscas
Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo….
O Rapaz que seguiu o pai para Auschwitz
Gustav e Fritz são dos primeiros judeus austríacos a ser presos. Destino: Buchenwald, na Alemanha. Assim começou uma inimaginável provação – várias vezes espancados, quase mortos à fome e brutalmente forçados a construir o próprio campo de concentração em que estavam detidos. Ao longo dos horrores
que testemunharam e do sofrimento por que passaram, uma constante ajudou a
mantê-los vivos: o amor entre pai e filho. Quando Gustav recebeu ordem de transferência para Auschwitz, uma sentença de morte certa, Fritz viu-se perante um dilema: deixar o pai morrer sozinho ou ir com ele… Baseado no diário secreto de Gustav.»
O Ano da Morte de Ricardo Reis
SINOPSE
"Um tempo múltiplo. Labiríntico. As histórias das sociedades humanas. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro de 1935. Fica até setembro de 1936. Uma personagem vinda de uma outra ficção, a da heteronímia de Fernando Pessoa. E um movimento inverso, logo a começar: «Aqui onde o mar se acaba e a terra principia»; o virar ao contrário o verso de Camões: «Onde a terra acaba e o mar começa.» Em Camões, o movimento é da terra para o mar; no livro de Saramago temos Ricardo Reis a regressar a Portugal por mar. É substituído o movimento épico da partida. Mais uma vez, a história na escrita de Saramago. E as relações entre a vida e a morte. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro e Fernando Pessoa morreu a 30 de novembro. Ricardo Reis visita-o ao cemitério. Um tempo complexo. O fascismo consolida-se em Portugal." Fonte
26 de janeiro de 2021
25 de janeiro de 2021
O Clube das Chaves Sobe ao Pódium
24 de janeiro de 2021
23 de janeiro de 2021
22 de janeiro de 2021
Livros PNL - objetivo 1 - Erradicar a pobreza (OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL)
Fonte |
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a Educação para a Cidadania na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.
21 de janeiro de 2021
"Goodreads"
Encontre, compre e compartilhe livros que você ama no Goodreads, o maior site do mundo para leitores e recomendações de livros. Mais de 75 milhões de membros adicionaram mais de 2,2 bilhões de livros em suas prateleiras.
Goodreads é um serviço gratuito.
20 de janeiro de 2021
Fábulas - aplicação (app)
https://play.google.com/store/apps/details?id=air.lafontaine
Recomendada pelo Plano Nacional de Leitura
19 de janeiro de 2021
Acho Que Posso Ajudar
18 de janeiro de 2021
O Clube das Chaves Regressa à República
Os Herdeiros da Lua de Joana
SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
"A partir do livro A Lua de Joana, escreveu Maria Teresa Maia Gonzalez esta peça de teatro onde vamos encontrar as suas personagens no momento do luto pela perda irreparável que sofrera. Confrontam-se entre si, transmitindo uma advertência contra o uso de drogas que é cada vez mais importante nos tempos que correm. Se gostaste de A Lua de Joana, não vais querer deixar de ler este livro. "A Lua de Joana" é um dos maiores sucessos de sempre na literatura juvenil portuguesa, tendo vendido mais de 300 000 exemplares até ao momento. A sua leitura por centenas de milhares de jovens, pais e professores do país impôs a escrita pela autora desta peça, possibilitando assim que muitos deles a encenem e possam, como no livro, debater e prevenir o uso das drogas." Fonte
17 de janeiro de 2021
Mary Poppins
Plano Nacional de Leitura
"Jane e Michael não gostavam da sua antiga ama. Também não tinham a certeza de ir gostar da nova: Mary Poppins. Rapidamente mudaram de ideias quando a viram deslizar pelo corrimão acima - e retirar de seguida várias coisas empolgantes de um saco de alcatifa vazio. Agora a única preocupação deles é que ela não parta, pois Mary Poppins apenas prometeu ficar «até que os ventos mudem»."Fonte
16 de janeiro de 2021
Vanessa Vai à Luta
SINOPSE
Leitura recomendada para o 8.º ano de escolaridade.
"A Mãe diz que eu devia querer uma coisa de menina. Diz que sou uma menina e que tenho de querer coisas de menina, senão os rapazes não gostam de mim. Já reparaste como são estúpidos os brinquedos das raparigas?
Descobre a luta da pequena Vanessa contra os estereótipos da sociedade nesta divertida peça de teatro escrita numa linguagem jovem e atual." Fonte
Contos Gregos
SINOPSE
Leitura recomendada para o 6.º ano de escolaridade.
"Deuses que descem à terra para vigiarem os homens; heróis que combatem rochas gigantes e dragões imortais; guerreiros de ferro que nascem do solo; pássaros que se transformam em constelações de estrelas…" Fonte
15 de janeiro de 2021
A Nau Catrineta e Bela Infanta e outros romances
14 de janeiro de 2021
O Planeta Azul
SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para alunos do 5º e 6º anos sem hábitos de leitura, destinado a leitura orientada.
"Quem quer viajar até ao Planeta Azul?
Não precisa de embarcar num foguetão, de vestir um fato espacial, de se preparar para encontros imprevisíveis com seres e paisagens distantes.
O Planeta Azul está bem perto, debaixo dos nossos pés: é a Terra, tão conhecida e tão ignorada, sempre capaz de nos fazer refletir e deslumbrar."
13 de janeiro de 2021
A Viúva e o Papagaio
SINOPSE
Metas Curriculares de Português
Leitura obrigatória no 5.º ano de escolaridade.
"Imprevisível, divertido e inteligente, este conto acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. "Não está ninguém em casa!", "Não está ninguém em casa!" é só o que o papagaio James sabe dizer, mas ele esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição…" Fonte
Este livro é também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5.º ano de escolaridade.
12 de janeiro de 2021
Eu Acredito
Plano Nacional de Leitura
Mensagens populares
-
SINOPSE "Metas Curriculares de Português Leitura recomendada para o 7.º ano de escolaridade. A Pesca da Baleia e outras narrativas Ba...
-
"A revolução das letras" "O Têpluquê" "Gigões e Anantes" "A floresta das adivinhas...
-
Como sabes o #estudoem casa está disponível na página: https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/ mas podes fazer o "download" de uma ...